Perguntas Frequentes

O sistema torna meu imóvel independente da rede elétrica? E quando acaba a luz? 

 

O sistema On-Grid não torna sua residência/empresa independente da rede elétrica pública. O objetivo desse sistema é a economia de energia. Por não possuir baterias, que são componentes com alto custo, o sistema não tem para onde mandar a energia produzida e, por sua vez, é afetado quando ocorre algum tipo de corte no fornecimento de energia da rede pública, comprometendo a rede elétrica do imóvel.

Eu não pagarei nada na conta de energia depois da instalação?

 

Existe um valor de cobrança mínimo, chamado de conta mínima, que varia de acordo com o tipo de alimentação elétrica que chega na edificação e da concessionária distribuidora. Esse valor não pode ser abatido com os créditos gerados através do sistema fotovoltaico.

 

Posso gerar energia em um local e utilizar em outro?

 

Existe sim a possibilidade de gerar energia em um local e utilizar em outro, por exemplo, instalar o sistema em uma casa de praia e utilizar em um imóvel na cidade ou gerar a energia em sua residência e usar os créditos para abater a conta de sua empresa. A única restrição é que ambos os imóveis devem estar dentro da área da mesma concessionária de energia.

Posso vender a energia para meu vizinho?

 

Embora exista a possibilidade de transferência de crédito para imóvel de outro dono, não é possível a venda do mesmo.

 

Quanto tempo tenho para utilizar esses créditos?

 

Os créditos são abatidos automaticamente de sua conta de energia elétrica. Visando a máxima eficiência e economia, projetamos o sistema para produzir a mesma quantidade de energia que

será consumida em um ano. Caso sobre crédito, não se preocupe, ele poderá ser resgatado dentro de um período de 5 anos.

 

Preciso trocar o medidor de energia?

 

Sim, há a necessidade da substituição do medidor de energia por um medidor bidirecional. No momento, existe um resolução para incentivo do uso de energia solar no Brasil, que torna responsabilidade da concessionária arcar com o custo do novo medidor. A aprovação para a troca leva cerca de 28 dias.

 

Qual a vida útil desse sistema? Em quanto tempo terei o total do dinheiro investido convertido em desconto?

 

Dentro das condições de uso adequadas e com a manutenção preventiva apropriada, o tempo de vida útil do sistema é de 25 anos. Após esse período, ele ainda continua produzindo energia, porém com eficiência reduzida. O tempo para ter o seu investimento de volta, convertido em descontos na conta de energia, é chamado de tempo de retorno. Ele varia entre 4 e 7 anos, dependendo das tarifas cobradas pelas concessionárias, dos aumentos anuais nas tarifas, da quantidade consumida, do aumento de consumo do imóvel e da capacidade energética projetada. Ou seja, após implementar o sistema, os primeiros anos de desconto abatem o valor investido no sistema, depois, durante um período de no mínimo 20 anos, você terá sua energia de graça, pagando apenas pela manutenção.

 

O sistema fotovoltáico é um aquecedor Solar?

 

Não, o sistema fotovoltáico é utilizado para geração de energia elétrica limpa. 

Rua Rafael Lagamba, 160 Em frente a CPFL 
JD. Independência - Ribeirão Preto - SP
CEP: 14076-130

  • Facebook Clean
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2018 Light Power Energy.

Desenvolvido por

Web16 | Sites